Pesquisa

Brasão de Campinas

Brasão de Campinas

Ajude a tornar este blog acessível para todos os públicos

Ajude-nos a divulgar outros lugares legais na região metropolitana de Campinas.

Você conhece algum lugar bacana na região metropolitana de Campinas? Quer que ela seja publicada e divulgada neste blog?
Então, envie um e-mail para ( blogtrabalhonw@gmail.com ) contendo um breve texto e uma foto do local e o mais breve possível postaremos aqui.

Obs: Não será aceito e-mails com conteúdo impróprio e que não irá contribuir para os visitantes deste blog.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

História do Bosque dos Jequitibás

Localização:Bosque dos Jequitibás - Av. Coronel Quirino, s/nº- (final da Av. Aquidabã)
Telefones: (19) 3794.0509 - Bosque (setor de veterinária)
(19) 3231.8795 - Bosque (administração)



Foto Aérea do Bosque dos Jequitibás, tirada pela
Embrapa e Corpo de Bombeiros - Operação Mata Fogo

Um dos principais pontos turísticos de Campinas (SP), o Bosque dos Jequitibás foi aberto à visitação em 1888 quando seu proprietário, Francisco Bueno de Miranda resolveu transformar parte de sua propriedade em espaço público.

Para estimular sua visitação, Francisco Bueno de Miranda construiu trilhos que ligavam a região central de Campinas até o parque. No entanto, essa iniciativa não foi bem sucedida, já que a Companhia Carril, responsável pela exploração dos serviços de bonde da época, logo desativou a linha por considerá-la deficitária.

Diante das dificuldades em popularizar o Bosque dos Jequitibás como uma área de lazer, o proprietário propôs sua venda à prefeitura da cidade. O negócio foi concretizado em 1915.

Após a compra do bosque, a prefeitura campineira executou algumas obras para sua melhoria, tais como o calçamento de vias de acesso e a inclusão de atrações como o zoológico, o Museu do Bosque e um restaurante que oferecia matinês dançantes aos seus freqüentadores, nos finais de semana.

Em 1970, o Bosque dos Jequitibás foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico e iniciou nova fase de reformulação de seu espaço, com destaque para a inauguração do Teatro Carlos Maia.

Lagoa do Taquaral





Parque Portugal
Lagoa do Taquaral
Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral - Fone: 3256-9959.


A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado ä histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima (com pesca permitida nos finais de semana e feriados) que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos finais de semana). Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; 2 playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968). Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal/ Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha ) e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais). Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de volei e basquete); o Balneário Municipal (com 3 três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m e curvas sinuosas que atende exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.


Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas