Pesquisa

Brasão de Campinas

Brasão de Campinas

Ajude a tornar este blog acessível para todos os públicos

Ajude-nos a divulgar outros lugares legais na região metropolitana de Campinas.

Você conhece algum lugar bacana na região metropolitana de Campinas? Quer que ela seja publicada e divulgada neste blog?
Então, envie um e-mail para ( blogtrabalhonw@gmail.com ) contendo um breve texto e uma foto do local e o mais breve possível postaremos aqui.

Obs: Não será aceito e-mails com conteúdo impróprio e que não irá contribuir para os visitantes deste blog.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Torre do Castelo




Na década de 30, a Prefeitura contratou o urbanista paulistano Francisco Prestes Maia - que mais tarde se tornou um dos mais brilhantes prefeitos de São Paulo - como consultor do plano viário da expansão de Campinas. Uma das propostas do urbanista foi dar continuidade à Avenida Andrade Neves, que na época se estendia da estação ferroviária da então Companhia Paulista de Estradas de Ferro, até a antiga maternidade (atual rodoviária). Segundo o projeto, essa avenida deveria se prolongar até o alto do loteamento Jardim Chapadão, terminando numa rotatória onde seria instalado um obelisco que poderia ser visto de toda a cidade.Paralelamente, o antigo Departamento de Água e Esgoto de Campinas, hoje Sanasa, estava elaborando um plano diretor para solucionar o abastecimento de água em dois bairros emergentes: Botafogo e Guanabara. A opção foi a construção de um reservatório elevado no alto do Jardim Chapadão.Ao tomar conhecimento do projeto do DAE, Prestes Maia aceitou substituir o obelisco pelo reservatório, recomendando no entanto que tivesse forma e estilo singular e que pudesse ter, na parte superior, um mirante. A construção da caixa de água foi tão marcante que aquela área, antes pertencente ao Jardim Chapadão, acabou se transformando, oficialmente, no Bairro do Castelo. O próprio bonde 10 que saía do centro da cidade junto à Igreja do Carmo na rua Sacramento, tinha a denominação Castelo. Fonte: SANASA (http://www.sanasa.com.br/)Dentre seu complexo de reservatórios elevados de água, a Torre do Castelo. Com altura de 27 metros e capacidade para 250 mil litros de água, projetada em 1938 e inaugurada em 1940, se destaca tanto por sua localização como pela arquitetura singular, e já se tornou um símbolo da cidade de Campinas. Esse reservatório, instalado na rotatória do final do prolongamento da Avenida Andrade Neves, quando em construção, visava o abastecimento do futuro loteamento do Jardim Chapadão e adjacências, conforme recomendado no plano viário da cidade, concebido pelo engenheiro e urbanista Francisco Prestes Maia.Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa. Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para devolver as características do início da década de 40. Do alto da Torre do Castelo temos a oportunidade de conhecer e "mergulhar" na diversidade e aprender com a imensa riqueza cultural e histórica de Campinas.A Sanasa, no ano de 2005, em parceria com o Departamento Municipal de Turismo, dentro do projeto turístico “Conheça Campinas”, abre as janelas da Torre à população, como um marco de turismo e lazer na cidade.Fonte: Prefeitura de Campinas (http://www.campinas.sp.gov.br)/

Nenhum comentário: